Tema Acessibilidade

20 DE NOVEMBRO. ANIVERSÁRIO DO NASCIMENTO DE JOÃO LINS VIEIRA CANSANÇÃO SE SINIMBÚ.

• Atualizado

20 DE NOVEMBRO. ANIVERSÁRIO DO NASCIMENTO DE JOÃO LINS VIEIRA CANSANÇÃO DE SINIMBÚ

Este grande intelectual da nossa terra. Nasceu no mesmo dia e no mesmo mês da morte de Zumbi dos Palmares.
João Lins Vieira Cansanção de Sinimbu nasceu no dia 20 de novembro de 1810 no povoado de São Miguel. Depois vila e consequentemente cidade de São Miguel dos Campos. Na casa grande do engenho Sinimbu.Onde hoje funciona a usina Caeté. Filho de Ana Maria José Lins e de Manuel Vieira Dantas.
Ocupou o cargo de presidente das províncias: De Alagoas, Sergipe, Bahia e Rio Grande do Sul. Foi Juíz, Deputado, Senador, Ministro do Império e Embaixador no Exterior,
Participou da Confederação do Equador em 1824. Ao lado da mãe com apenas 14 anos de idade. Também foi uns dos líderes da Revolução dos Lisos e Cabeludos. Aqui em Alagoas. Ele transferiu a antiga capital de Alagoas (Atual Marechal Deodoro) para à cidade de Maceió. E fez parte do grupo de intelectuais que defenderam as escravatura no Brasil. Entre eles: Joaquim Nabuco, José do Patrocínio e tantos outros.
Visconde de Sinimbu foi o herói mais injustiçado dentro da história do Brasil. São poucos os registros sobre ele nos livros de histórias. Mas por outro lado diversos Estados prestam homenagem à ele. Com nome de ruas, avenidas e logradouros públicos. Inclusive existe no Rio Grande do Sul uma cidade batizada com seu nome.
Em 1888. Visconde de Sinimhu recebeu das mãos da Princesa Isabel. Uma medalha de honra. E o título de Visconde e Barão do Sinimhu.
Quando o império foi transformado em república. Visconde empobreceu e foi esquecido pelos amigos.
Com 96 anos de idade por honra do seu prestígio foi designado para ele uma aposentadoria. Oferecido pelo presidente do Brasil Marechal Deodoro da Fonseca. Mas! Visconde não aceitou. Ele preferiu vender suas jóias e a metade dos seus bens. Para sobreviver com â família.
O ilustre miguelense faleceu no dia 21 de dezembro de 1906. Na cidade do Rio de Janeiro. Seu corpo está sepultado no Cemitério João Batista.

* Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura.
.

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados ao autor. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
0
±500 visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários