Tema Acessibilidade

BIOGRAFIA DO ESCRITOR ANTÔNIO VALENTIM

Antônio Valentim dos Santos é alagoano nascido no dia 01 de fevereiro de 1953, na pequenina cidade de Cajueiro. Valentim é miguelense por adoção. Chegou à São Miguel dos Campos em 1961, com apenas oito anos de idade. Filho de Simplício Valentim e María Nazaré.
Aos vinte e um anos de idade já considerado um artis tá da terra dos Caetés. Trabalhou na Santa Casa de Misericórdia de São Miguel dos Campos de 1974 à 1977, e Usina Caeté no período de 1979 à 1991.no Departamento Técnico (Arquivista).Tem os cursos de Artesão em Cerâmica, Serigrafia, Magistério e Técnico em Meio Ambiente.
Em 1987, funda com José Barbosa de Moura, José Cândido e Domingos Mendonça a Associação Teatral de Amadores Miguelenses - ASTRAM, com apoio do Projeto Rondon. Foi contemplado em 1980, com a publicação de um conto pela Grafipar Gráfica e Editora Ltda - Curitiba / PR. Participou da organização do Primeiro Festival de Artes em 1982. Além disso, já participou como diretor artístico da União dos Estudantes Miguelenses - UEM, em 1980.
Em 1999, foi classificado em décimo quinto lugar no Concurso Nacional de Literatura Brasileira, prêmio Osvaldo de Carvalho, evento promovido pelo Sindicato dos Escritores do Estado de Alagoas SINDEAL, É membro Efetivo da Academia Miguelense de Letras e Artes - AMILA e autor do livro "São Miguel dos Campos - Seu Rio e Sua História, lançado em 2014, pela Editora Graciliano Ramos.
Antônio Valentim é um dos ícones da cultura e da literatura alagoana e faz parte da história do município de São Miguel dos Campos.

* Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura

Copyright © 2023. Todos os direitos reservados ao autor. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
0
±1000 visualizações •
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários