Análise da Estrutura da Peça “Prometeu Acorrentado”
Prometeu Acorrentado é uma tragédia grega. É mito grego bastante representativo na literatura do passado e do presente histórico. Seu grande significado está relacionado com a condição humana e a criação da cultura. A peça inicia quando por ordem de Zeus, Hefesto prende contrariado, Prometeu a uma rocha; Crato supervisiona seu trabalho. Prometeu lamenta-se, mas diz que previu tudo, sabe o que irá acontecer no futuro e que Zeus ainda precisará dele. O coro chega ao seu auxilio. Prometeu relata ao Corifeu a luta de Zeus contra os titãs, como evitou que a humanidade fosse destruída por ele, e os benefícios que obteve para os mortais. Oceano vem visitá-lo, exorta-o a dirigir-se com humildade a Zeus e diz que tentará interceder em seu favor, mas prometeu o dissuade. O coro lamenta novamente o destino de prometeu, ele conta que todas as artes vieram aos homens através dele a construção de casas e navios, a domestificação de animais, etc. o errante Ió na forma de novilha, perseguida desde Argo pela incessante picada de um inseto enviado pela ciumenta Hera. Prometeu revela-lhe as coisas que irão acontecer até chegar ao seu destino, o Egito, e que um dia será libertado.
O coro conta “o bem supremo é a mulher se casa segundo a própria classe “e esperam em Zeus nunca olhe pra elas”.
Prometeu finalmente revela finalmente do Corifeu que o filho gerado por Zeus em casamento próximo o destronará e que somente ele sabe como impedi-lo.
Hermes aparece e interroga-o, mas Prometeu nega-se a revelar qualquer coisa. Hermes avisa que Zeus lhe dará novos castigos, um trovão o lançará no fundo da terra e quando voltar à luz, uma água virá diariamente comer-lhe pelo fígado. Prometeu recusa-se novamente, e diz que já ouve o trovão de Zeus aproximar-se.
O dialogo é formado de falas “puras” cuja a mensagem reside nela própria e não na referencia a conjunturas exteriores; e oferecem informações em discurso-direto... É um dialogo-dissertação estado absoluto da ideologia e/ou pensamento das personagens envolvidas.
O narrador é virtual dispersa ou insento nas 1ª pessoas que profere o diálogo.
O tempo em que a peça está ambientalizada e a antiguidade. Ocorre corporificado nos personagens que se confrontam pelo dialogo.
O espaço, o conflito da trama praticamente dispensa o espaço que é caracterização pela natureza onde prometeu foi acorrentado a uma rocha inóspita.
Os personagens, cada protagonista fala no próprio nome, de modo que o “eu” é a pessoa verbal. Exceto Zeus que é a personagem ausente do palco. Todos os personagens são divinos. Há também a presença do caro de jovens oceânides de Oceano e primas de prometeu.
O texto é construído sob a densidade poética, que cristaliza nos versos. Essa forma de composição do texto da peça favorecia a fixação da história que eram transmitidas oralmente de geração e geração.
3 mil visualizações •
Comentários