Tema Acessibilidade

FICOU UM PROFUNDO VAZIO

• Atualizado

"HOMENAGEM AS IRMÃS SACRAMENTINAS"

 

Autor: Sérgio Moraes (Pilar-AL)

 

         Começando a escrever esse texto, logo me deu um enorme arrepio, ao lembrar que em nosso Pilar “ficou um profundo vazio”.  Um vazio... uma saudade... de umas Mulheres de Fé, que partiram de Pilar, mas deixaram a bela Obra São José.

         Elas chegaram em Pilar em 1969 e logo começaram um trabalho de Evangelização e Prestação de Serviços, iniciando uma grande missão, dedicando-se as crianças, jovens e aos pobres, com catequese cursos de corte e costura, datilografia, formação de grupos jovens, assistência aos Padres nas Missas, no batismo, na primeira eucaristia e serviços de Assistência Social aos pobres, ajudando a transformar vidas e a edificar o caráter de muitos pilarenses.

         Essas Mulheres de Fé e Anjos de Deus eram as IRMÃS SACRAMENTINAS, que passaram em Pilar-AL, cerca de 45 Anos, ou seja, quase meio século, ajudando inúmeras crianças e jovens a se tornarem grandes cidadãos, orientando pais e mães de família a educarem seus filhos no caminho do Bem, do Amor, da Paz e da Fé.

         Quando “Elas” aqui chegaram eu tinha pouco mais de 03 anos e fui uma das centenas de crianças catequisadas por elas. Com elas, passei a participar do Grupo Jovem, vivendo momentos de aprendizado, fortalecendo e fermentando minha fé, no caminho de Cristo e na proteção amorosa de Maria, a Senhora do Pilar, ajudando no meu crescimento espiritual.

         Assim como eu, milhares de crianças e jovens passaram por esse processo, receberam esse “amparo divino” e são também testemunhas da ação e presença de Deus através das Irmãs Sacramentinas, durante essas quatro décadas que elas passaram em Pilar.

         Ao recebermos a “triste notícia” de que as Irmãs Sacramentinas iriam embora do Pilar, FICOU UM PROFUNDO VAZIO em nossos corações, um sentimento de perda, misturado com uma doce e imensurável saudade. Saudade de tanto tempo de convivência e de tantas coisas boas e maravilhosas que ELAS fizeram por nosso povo e por nossa terra.

         Ficou um profundo vazio em todos os pilarenses: nas crianças, nos jovens, nos idosos, nos movimentos e pastorais, nas famílias, nas comunidades, nas missas e na Festa da Padroeira.

         Ficou um profundo vazio nas homenagens e despedidas, nos discursos, nas conversas e nas lembranças de tudo o que ELAS fizeram em nosso Pilar.

         Ficou um profundo vazio na Casa das Irmãs Sacramentinas e no Salão Paroquial. Ficou um “oco”, uma lacuna no Pilar e em nossos corações. Ficou faltando “algo mais”... Faltou uma mobilização, um abaixo assinado, aquela garra e luta dos pilarenses que não aceitam as coisas calados, aquele grito: “Não ! De jeito nenhum as Irmãs Sacramentinas vão sair daqui”... mesmo sabendo que era uma decisão superior e mesmo que não obtivéssemos êxito, acho que ainda assim faltou esse “grito” que ficou preso na garganta e dolorido no coração.

         Mas ao invés de lamentar ou reclamar por causa da partida DELAS, agradeçamos a DEUS por tudo o que ELAS aqui fizeram e plantaram, pois as Obras e tudo que as Irmãs Sacramentinas aqui deixaram estão aqui, em cada um de nós. Cabe a nós agora, regarmos e cuidarmos desta árvore frondosa que ELAS aqui plantaram, para continuarmos a colher os bons frutos e desses frutos, usarmos as sementes para semearmos a Boa Nova e os exemplos que ELAS deixaram para nós, para que as futuras gerações sejam edificadas no alicerce firme que é JESUS CRISTO, o Filho de Deus e da Virgem Maria.

 

 

Attachment Image
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
0
2 mil visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Sérgio Moraes ESCRITO POR Sérgio Moraes Escritor
Pilar - AL

Membro desde Agosto de 2010

Comentários