Com um olhar científico para o cotidiano da Te-Arte, Rozana Melo nos apresenta este livro, entremeando conceitos, leis e fundamentos do campo da Educação Infantil a uma narrativa potente e recheada de singularidade e leveza, fruto de sua experiência de estágio.
Mais do que um tratado teórico advindo de uma pesquisa "qualitativa do tipo estudo de caso", o texto de Rozana, como ela mesma afirma, apresenta-se aqui como um "relato de vivências"!
Com isso, ela nos presenteia com um rico conteúdo do que é intitulado, nas pesquisas, de "narrativa de formação", e do que é definido por Sousa como uma "abordagem experiencial" na formação de professores. De acordo com esse autor, "as implicações pessoais e as marcas construídas na trajetória individual/coletiva, expressas nos relatos escritos, revelam aprendizagens da formação e sobre a profissão". Se, para ele, a narrativa é "uma abordagem de investigação e formação", o que poderíamos dizer do texto de Rozana, uma pesquisa na área educacional articulada à sua história de vida e ao seu desenvolvimento pessoal e profissional?
Quando apresenta e analisa a experiência da Te-Arte, a autora retoma conceitos relacionados à brincadeira na Educação Infantil, principalmente as visões de currículo fundadas no lema "o brincar, a interação e a natureza". Mas tudo isso é tratado no livro com simplicidade didática, sem deixar de surpreender pelo teor científico.
Rozana insiste em dizer que essa prática registrada "não é um modelo a ser copiado". Mas eu diria que sim! E mais que isso, é uma referência, um ponto de partida, um caminho, uma reflexão não só formadora para os profissionais da área, mas uma reflexão transformadora para todos nós, eternos brincantes.
Parabéns pelo livro, Rozana! E parabéns a todos nós, leitores, presenteados com tão consistente narrativa.
Adna de Almeida Lopes
Professora da Faculdade de Letras e do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Alagoas/UFAL.